sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

sentido de alfabetização

Texto 2 Sentido da Alfabetização

Primeiramente a alfabetização consiste no processo da aquisição da escrita e da leitura no sentido  de decodificação e codificação, onde, devemos sair desse processo e partir para o sentido amplo não podemos permanecer presos ao processo de alfabetização do sentido restrito. A alfabetização do sentido restrito faz com que o indivíduo permaneça  limitado aos conhecimentos de modo, que ele seja um mero receptor de informações  nas quais fica preso a ler somente decifrando os códigos de pequenos textos sem sentido algum e a eles fixados a uma imagem simbólica resultante desse texto desconexo. Esse sentido restrito limita o indivíduo a não pensar, a não ser criativo, crítico, a deixar de fazer uso de outros métodos e informações no qual não foi designado. A alfabetização do sentido amplo como já está explícito no próprio nome faz com que o indivíduo  integra-se na sociedade e faz parte dela não por simplesmente estar  sabendo ler e escrever mas, mais que isto, permanecer nessa sociedade e ser participativo, crítico, ampliando e constituindo sua própria visão de mundo. A alfabetização deve ser para todos sem exceção de uma maneira que todos possam ter oportunidades de lazer, aprimoramento dos conhecimentos, integração na sociedade, realização no campo profissional e por sua vez no econômico.
Contudo, podemos concluir que a alfabetização do sentido amplo torna o indivíduo verdadeiramente autônomo capaz de tomar suas próprias decisões.

1. Descreva o seu entendimento da alfabetização em sentido amplo.
2. Fale em poucas linhas a alfabetização no sentido restrito.
3. Após o entendimento de alfabetização no sentido amplo e restrito, qual o melhor método para alfabetizar nossa sociedade? Exemplifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário