sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

os elementos dos conteudos de ensino

Os elementos dos conteúdos de ensino

            A herança cultural construída através da atividade humana é rica e complexa, devido a isso se faz necessário que a didática selecione e destaque o que será utilizado como objetivo de ensino na escola visando às exigências sociais e desenvolvimento da personalidade.
            Os conteúdos de ensino compõem-se de quatro elementos, que são:
·         Os conhecimentos sistematizados são o alicerce da instrução e do ensino, os objetos de assimilação e meio indispensável para o desenvolvimento global da personalidade. O domínio dos conhecimentos são condições prévias para os demais elementos. Os conhecimentos sistematizados correspondem a conceitos e termos fundamentais das ciências, fatos e fenômenos e da atividade cotidiana, leis fundamentais que explicam as propriedade e as relações entre objetos e fenômenos da realidade, métodos de estudo da ciência e a historia da sua elaboração e problemas existentes no âmbito da pratica social conexos com a matéria.
·          As habilidades são qualidades intelectuais necessárias para a atividade mental no processo de assimilação de conhecimentos. Hábitos são maneiras de agir que tornam mais eficaz o estudo ativo e independentes. Estes são consolidados no decorrer das atividades e exercícios. Logo, algumas habilidade são comuns a varias matérias e há aquelas especificas.
·         As atitudes e convicções se referem ao agir, sentir, e a posição mediante as tarefas da vida social, ou seja, são tomadas de decisões frente ao trabalho que será executado.
Assim, os elementos dos conteúdos convergem à formação das capacidades intelectuais. No processo de assimilação de conhecimentos o individuo desenvolve suas capacidades mentais e criativas que auxiliam na utilização dos mesmos em novas situações.
      Os elementos do conteúdo de ensino estão integrados. Assim, precisa haver uma relação entre estes em torno do conhecimento sistematizado.
      Todavia para um ensino de qualidade é necessário um solido conhecimento da matéria e dos métodos de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário