sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

resenha do filme A Vila

No filme  a Vila retrata a vida de uma sociedade que vivia afastada das cidades. Onde, preferiram viver isoladamente dentro da floresta sem nenhum contato com outros meios. Essas pessoas que ali habitavam acreditavam de fato que nesse lugar seria o melhor do mundo para se viver.
Através de acontecimentos que marcaram profundamente a vida dessas pessoas, e a descrença na justiça decidiram abdicar de tudo na cidade e partiram para viver na floresta com um propósito que lá seria o lugar ideal para se viver, onde reinaria a paz, a segurança. Na vila não existia o capitalismo, pois tudo o que lá produzia era dividido e uns ajudavam os outros e qualquer decisão sobre determinado assunto era realizada uma reunião para discutir o melhor para todos e para a harmonia da vila.
Um fato interessante que podemos abstrair do filme e a covardia dos homens daquela sociedade, pois, todo ali almejava a felicidade e esses moradores fugiram do sofrimento de enfrentar a dor, de perdas e tentar buscar uma justiça para aquela guerra que estavam enfrentando partiram para longe e decidiram recomeçar tudo e buscar a felicidade.
Aliada a essa idéia de cultura do medo que as pessoas da vila tinham, podemos perceber que no filme uma crítica ao pensamento de Rousseou quando ele diz que “o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe”. O filme  deixou claro que o verdadeiro mal está enraizado no ser humano em fugir das situações que lhes atormentam ao em vez de enfrentá-las.
Logo, pude perceber que aquela sociedade não tinha nenhum trabalho específico para atuarem junto às famílias no qual sofrera algum tipo de violência, na vila não existia um  sistema de  políticas para amparar  aquelas pessoas  que estavam sofrendo, então à solução foi partir para a floresta.
BIBLIOGRAFIA

Filme:  A Vila
Direção: M. Night Shyamalan
Classificação: 14 anos
Duração: 108 minutos aproximados
Categoria: Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário