sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

o que foi o renscimento

2 O que foi o Renascimento

            Renascimento foi um movimento, uma reivindicação das capacidades do homem, um novo despertar da consciência de si próprio e do universo – um movimento que alastrou pela Europa Ocidental e que, pode-se dizer, durou mais de dois séculos.
            O Renascimento foi um movimento urbano, visto que foi muito bem apoiado pelos burgueses. Era a expressão do povo que habitava as cidades livres. Os primeiros focos renascentistas foram nas cidades italianas mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio mediterrâneo.  Entre elas estavam: Veneza, Pisa, Gênova e Florença. Estas cidades receberam uma forte influencia dos sábios bizantinos, que haviam fugido de Bizâncio, por causa dos conflitos religiosos.
            Outro fator que contribuiu para o Renascimento foi o surgimento dos mecenas, estes eram ricos mercadores, cardeais, papas, príncipes que patrocinavam os artistas renascentistas. Alguns o faziam apenas como forma de ajuda ou investimento pessoal, outro também queria ganhar prestígio social. Alguns mecenas destacados foram: os Médicis, em Florença e os Sforza, em Milão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário