1. O que São Rotinas?
As rotinas definem-se por serem divisões pedagógicas estruturadas pelos profissionais da Educação Infantil com a finalidade de promover uma sequência diária nas ações as quais deveram ser trabalhadas com as crianças. Exemplo: acolhida, rodinha, chamada, banho, lanche, atividades programadas e etc.
2. Qual a importância das rotinas na Educação Infantil?
As rotinas da Educação Infantil têm como função mediar a educação e os cuidados com as crianças, de tal forma que norteia os projetos pedagógicos realizado pelos profissionais da educação. Dê um modo geral às rotinas são elaboradas pelo sistema de ensino, ou pela própria instituição como diretores, supervisores, professores e outros profissionais a fins que a rotina diária da instituição tenha uma organização para seu devido funcionamento.
3. Qual a diferença entre Rotina e Cotidiano?
Conforme o livro Por amor ou por força da autora “Maria Carmem”:
Cotidiano - pode ser visto tanto como objeto de estudos como estratégia metodologia de pesquisa.
Rotina – podem ser vistas como produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianidade. Diante desses dois temas, concluo que a rotina é os atos realizados repetidamente diários, que quase sempre até mesmo as crianças já sabem tal atividade que se realiza após a outra. O cotidiano possui um significado mais amplo com propósito metodológico e com base científica.
4. Qual a importância da organização da rotina na Educação Infantil para o gestor educacional?
Uma organização na rotina é de extrema importância, e essa por sua vez o gestor tem um papel fundamental poder compartilhar suas experiências pedagógicas com os professores a fins de poderem elaborar uma rotina no âmbito escolar mais coerente com propósitos educacionais que mediaram o trabalho pedagógico do professor e os demais profissionais que contribuam para um processo educativo dos educados e que essa rotina seja de uma forma que esse processo de formação não se torne, cansativa e monótona tanto para os profissionais da educação quanto aos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário