sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

o que são conteudos

O que são conteúdos?

            No ensino há três elementos: a matéria, o professor e o aluno. Estes precisam ser aplicados de maneira recíproca.
            Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos que são organizados de maneira pedagógica e didática, com intuito de que os alunos possam assimilar ativamente e aplicá-los em sua pratica de vida.
            Logo, os conteúdos englobam experiências sociais da humanidade, de forma que se transformam em instrumentos que serão assimilados pelos alunos, para que estes possam aplicá-los na vida social de maneira teórica e pratica.
            São organizados em matérias de ensino e realizados através da articulação entre objetivos – conteúdos – métodos e formas de organização do ensino, sempre levando em conta a vida social e familiar dos alunos.
            Assim, os conteúdos da cultura, da ciência, da técnica, da arte e os modos de ação do mundo advêm de resultados da atividade pratica dos homens, tanto nas suas relações com o ambiente natural quanto social.
            Então, os conhecimentos e modos de ação, são frutos da investigação do mundo e da natureza e produção do homem, de forma que este conhecimento é transmitido através de gerações, sendo que são utilizados de forma modificada e recriada. Esse processo efetuado pelos homens forma o saber cientifico que ocorre em uma sociedade determinada e num certo momento da história.
            Contudo o conhecimento do mundo expresso no saber cientifico se transforma em conteúdos de ensino escolar, que serão assimilados pelas novas gerações para ampliar os saberes destes e equipá-los para a participação ativa na sociedade com intuído de transformação.
            Assim, sob essa visão há um vinculo entre o aluno e a sua prática de vida. Logo, a escolha dos conteúdos precisa estar embasada tanto no saber cientifico acumulado, ou seja, através da herança cultural quanto na experiência social e histórica dos alunos.

9 comentários: